Do Infantil ao Ensino Médio
Nossos estudantes se desenvolvem por meio de uma educação inovadora em que interagem e exploram sua criatividade, os conceitos e as pesquisas, em contato com as novas tecnologias. O Colégio Glória alia vivências de valores, espaços de aprendizagem, novas tecnologias, conteúdos de aprendizagem, novas tecnologias, conteúdos interdisciplinares e uma base sólida formando jovens protagonistas de suas histórias e capazes de transformar o mundo.
- Infantil
- Fundamental I
- Fundamental II
- Médio
Educação Infantil
A Educação Infantil do Colégio Glória acolhe crianças desde os anos iniciais e as leva a explorar, de forma lúdica, o desenvolvimento social, moral, cognitivo e emocional, norteada pelas dimensões Ser, Brincar, Aprender e Transcender. Possibilitamos o desenvolvimento da criança respeitando a infância, as individualidades, valorizando cada processo.
Nessa fase, priorizamos uma educação integral e humanizadora, onde as crianças aprendem a se descobrir através de ambientes afetivos, amplos e seguros que servirão de estímulo às novas descobertas. Para isso, o Glória conta com uma equipe de profissionais especializados.
Principais projetos
As cem linguagens da criança
O projeto visa iniciar, de forma lúdica, a imersão no mundo da escrita tendo como objetivo instigar o interesse pela escrita e leitura. Pretende potencializar a participação na cultura oral, roda de conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com múltiplas linguagens para que a criança se constitua ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social.
Educação Sociemocional
Esse projeto tem como objetivo estimular a valorização das relações interpessoais nas vivências diárias, desenvolvendo a cultura de paz, amor, respeito e solidariedade. Com foco nas habilidades socioemocionais que se fundamentam nos pilares de autoconhecimento, autocontrole, empatia e relacionamento. Nesse sentido, buscam-se realizar ações que promovam a socialização, a autonomia e a identidade das crianças, aprendendo a reconhecer seus sentimentos e os sentimentos dos outros.
Diferenciais
Sistema de avaliação
A Educação Infantil da Rede IENS se propõe a realizar uma avaliação, numa perspectiva holística, através da observação, reflexão/interpretação e a documentação desse processo, utilizando-se como instrumento de organização e apresentação os pareceres descritivos individuais e Álbuns de Avaliação, compostos por registros dos(as) professores(as), através de imagens e trabalhos das crianças. Consideramos a memória concreta e visível dos diferentes conhecimentos e caminhos singulares que as crianças trilham no desenvolvimento de suas competências, durante a Educação Infantil.
Horários de aula
Turno regular – Das 13h10min às 18h05min
Turno Inverso – Das 7h às 13h10min
Equipe
Direção Pedagógica
Bernadete Bussolaro
bernadete@colegionsgloria.com.br
Nutricionista
Bruna Letícia Rocha
nutricao@colegionsgloria.com.br
Coordenação Pedagógica
Danuza Galli
infantil@colegionsgloria.com.br
Enfermeira
Maiara Hann
ambulatorio@colegionsgloria.com.br
Supervisão
Sandra Benask
maternal@colegionsgloria.com.br
Ensino Fundamental I
O Ensino Fundamental anos iniciais do Colégio Nossa Senhora da Glória reforça o protagonismo dos estudantes desenvolvendo competências e habilidades essenciais para a sua formação de modo contextualizado e significativo. Nosso objetivo é promover uma educação voltada para a formação de pessoas dinâmicas, criativas, sensíveis, capazes de trabalhar em equipe e habilitadas para atuar em um mundo em constante transformação.
Nosso material didático é atualizado, elaborado para capacitar o nosso estudante a enfrentar as exigências da sociedade contemporânea, fundamentando discussões de assuntos relevantes presentes no cotidiano dos estudantes para que sejam capazes de atuar como cidadãos críticos e participativos.
É nessa fase da vida escolar que o estudante amplia a autonomia, a responsabilidade, os valores humanos e compreende sua função enquanto cidadão responsável pelo meio em que vive. Por isso nossa preocupação é oferecer uma educação integral que segue princípios para a transformação e para a inclusão.
Principais projetos
Alfabetização, Letramento e Língua Portuguesa
Aprimorar o processo de alfabetização e letramento, e a aprendizagem em Língua Portuguesa estudando e aprofundando as diretrizes de alfabetização, a aquisição das competências leitoras, de produção textual e análise linguística integrada aos textos.
Minicidade: Cidade Carolina
Possibilitar aprendizagens significativas, com vivências lúdicas que desenvolvam a cidadania, responsabilidades, consciência sustentável e a cultura da paz.
Ecologia Integral / Investigação Científica
Desenvolver ações, projetos e processos de ensino e de aprendizagem inspirados nos princípios da ecologia integral, garantindo a formação da consciência crítica e o espírito investigativo.
Bullying Zero: Empatia e Respeito
Acreditamos que todos os estudantes têm o direito de aprender e crescer em um ambiente positivo, onde o respeito e a empatia são os pilares da convivência. Este projeto visa conscientizar a comunidade escolar sobre o problema do bullying e tomar medidas para prevenir e combater esse comportamento inadequado no convívio social. Queremos um ambiente escolar onde todos os estudantes e colaboradores se sintam seguros, respeitados e valorizados.
Diferenciais
Programa Bilíngue
O Programa Bilíngue Bright Minds destaca-se por sua abordagem imersiva e prazerosa no ensino da língua inglesa, combinando o aprendizado deste idioma com uma educação ampla e variada. Focado em experiências diárias, bem-estar e conhecimento aplicado, o programa envolve os alunos em atividades divertidas, metodologias ativas e projetos que cruzam disciplinas como Ciências, Artes e Matemática, sempre sob a ótica bilíngue. Seu principal objetivo é fomentar o letramento em inglês de maneira contextualizada, capacitando os alunos a se comunicarem efetivamente em ambos os idiomas e a interagirem com confiança em contextos internacionais. Além disso, o programa se compromete a preparar os estudantes para o futuro, utilizando materiais didáticos de alta qualidade da Oxford University Press e da International School, visando a excelência educacional e o desenvolvimento integral dos alunos para que se destaquem em um cenário global.
Educação Tecnológica
Em parceria com a Zoom Education, alinhamos a tecnologia ao aprendizado e assim, semanalmente, os estudantes têm aulas práticas de Educação Tecnológica. Possibilitamos, através das aulas, potencializar a aprendizagem através de projetos desafiadores e engajar os estudantes no aprender fazendo, desenvolvendo a criatividade e o raciocínio lógico, além de incentivar a busca por soluções a partir de problemas reais. O objetivo é promover o desenvolvimento integral dos estudantes, suas inteligências cognitiva, emocional e social, além de trazer os princípios do movimento Maker.
Educação Socioemocional
Trabalhamos com a educação socioemocional como componente curricular para que os estudantes desenvolvam suas habilidades socioemocionais em sala de aula, com os professores, os colegas e, em casa, com a participação da família, criando espaços de fala e de escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo. Acreditamos que todas as nossas vivências e os sentimentos envolvidos nos ensinam, diariamente, a nos relacionarmos conosco e com o mundo ao nosso redor. O programa Laboratório Inteligência de Vida (LIV), complementa a nossa proposta, ajudando os estudantes a conhecerem os seus sentimentos e desenvolverem habilidades para a vida.
Assembleia Escolar
Nas assembleias escolares são construídos valores de democracia e de cidadania, além de ensinar a importância do diálogo na resolução de problemas, resolvendo os conflitos do grupo e os seus próprios a partir de estratégias não violentas educando assim, para a cultura da paz. Com as assembleias, oportunizamos a participação dos estudantes para que possam expressar suas críticas, elogios e sugestões de como melhorar a convivência do seu grupo e a aprendizagem.
Meditação
Tem o objetivo de promover o fortalecimento da saúde emocional da criança estabelecendo uma relação equilibrada entre o que sente, o que pensa e como age, além de desenvolver a espiritualidade e a dimensão contemplativa, independente de crença religiosa. A prática da meditação em sala de aula favorece o aumento da atenção e seu foco, tendo maior capacidade de concentração na atividade que está desempenhando, estimulando também a imaginação e a criatividade dos estudantes.
Atendimento de reforço
Com o objetivo de fortalecer o processo de aprendizagem dos estudantes, melhorando o seu desempenho escolar, atendemos, no contra turno, 1h30min aqueles que necessitam de um atendimento mais individualizado, trabalhando com estratégias pedagógicas diferenciadas.
Oficinas Extraclasse
Com o objetivo de desenvolver valores como o respeito, a disciplina, o companheirismo e fortalecer os laços afetivos entre os amigos, ofertamos oficinas de futsal, violão, coral, karatê, pintura, fotografia, desenho e artesanato badminton no contra turno ou horário estendido.
Sistema de avaliação
A avaliação é parte constituinte do processo pedagógico, e processual, contínua e diagnóstica possibilitando a construção e reconstrução de conhecimentos e saberes. Avaliações e recuperações trimestrais.
Horários de aula
Turno regular – 1º ao 4º ano vespertino – 13h10min às 18h05min
5º ano matutino – 07h10min às 12h05min
Turno Inverso – 7h15 às 13h
Equipe
Direção Pedagógica
Bernadete Bussolaro
bernadete@colegionsgloria.com.br
Nutricionista
Bruna Letícia Rocha
nutricao@colegionsgloria.com.br
Coordenação Pedagógica
Edileide Kielba
fundamental1@colegionsgloria.com.br
Enfermeira
Maiara Hann
ambulatorio@colegionsgloria.com.br
Ensino Fundamental II
No Glória, a etapa do Ensino Fundamental II possibilita aos estudantes a ampliação dos conceitos e saberes nos diversos campos das Ciências. Os estudantes são instigados a aprimorar e combinar estratégias para solução de desafios, inclusive com a utilização constante das novas tecnologias.
Para isso, as turmas do 6º ao 8º ano contam com material pedagógico do do Sistema de Ensino PH e, ao chegar no 9º ano, passam a utilizar a plataforma Geekie One, com Chromebooks de última geração. Com a Geekie One, o plano de estudos é singular para cada estudante de acordo com suas necessidades e dificuldades, fazendo da aprendizagem algo ativo e personalizado
Além disso, nosso ensino propicia o desenvolvimento integral do estudante ao desenvolver e despertar valores pessoais e sociais fundamentais para a vida. O saber aqui desenvolvido, vai muito além da aquisição do conhecimento científico das disciplinas, formando um estudante autônomo, participativo e responsável.
Principais projetos
As práticas didático-pedagógicas ultrapassam as fronteiras da sala de aula por meio de projetos interdisciplinares, viagens de estudo orientadas, aulas de campo, produções artísticas e experiências de laboratório. O ensino teórico é constantemente complementado com o conhecimento prático, o que faz do aprender ser muito mais significativo.
Diferenciais
Sistema de avaliação
A avaliação é parte constituinte do processo pedagógico. O Ensino Fundamental II possui cronograma de avaliações mensais e trimestrais que estimulam os estudantes a criar gosto pela rotina de estudo e conhecimento. Diferentes formas de avaliação: provas escritas, listas de exercícios, trabalhos orientados e simulados.
Horários de aula
Manhã - 6° ao 9° Ano: 7h10min às 12h 05min
Tarde - 9° Ano: 13h30min às 15h (Quarta-feira) | das 15h às 16h30 avaliação
Sala de apoio de Matemática e Língua Portuguesa – 6º ao 9º Ano: contraturno
Equipe
Direção Pedagógica
Bernadete Bussolaro
bernadete@colegionsgloria.com.br
Supervisão Disciplinar
Rosane Dall Alba
supervisao@colegionsgloria.com.br
Coordenação Pedagógica
Janaline Strapazzon
fundamental2@colegionsgloria.com.br
Ensino Médio
Essa nova jornada abre as portas para a construção de um verdadeiro projeto de vida, baseado em conhecimentos e valores. Os estudantes consolidam sua preparação para vestibulares e carreiras através de robusta proposta curricular que oportuniza o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas para o ingresso na Educação Superior e no mercado de trabalho.
Ao mesmo tempo o estudante do Ensino Médio do Glória é desafiado a assumir seu protagonismo no processo de ensino e aprendizagem, ao personalizar sua rotina de estudos através da escolha dos Itinerários Formativos que aprofundam seus conhecimentos nas áreas de maior interesse e contribuem para sua formação cidadã.
Principais projetos
Semanas preparatórias Pré-ENEM e Aulão ENEM
Aprofundamento no estudo das habilidades e competências mais cobradas pelo ENEM. Oferta de aulas de revisão a todos os estudantes do EM.
Projetos e contextos pedagógicos
Instigam o conhecimento, a intervenção na realidade e o autoconhecimento: Café Filosófico, Cine Glória, Curtas Glória, Concurso de Redação, Iniciação Científica, Aluno Monitor, Grupos de estudos, Assembleias Escolares, Olimpíadas Científicas e Acompanhamento Psicoemocional.
-
Trilhas de aprofundamento nas áreas do conhecimento:
Apronfundamento em 3 eixos integradores ao ano, mediante "escolha" do estudante. -
Programa Língua Inglesa (Edify):
Proficiência em comunicação (Oral, leitura e escrita) na língua inglesa a partir de estudo de temas contemporâneos. -
Protagonismo e Projeto de Vida:
O colégio auxilia os estudantes a encontrar seu porpósito na medida que os orienta no desenvolvimento do SABER SER, SABER PENSAR, SABER AGIR, SABER SENTIR e TRANSCENDER.
Diferenciais
Desenvolvimento de habilidades e competências (foco ENEM)
Programa de aulas que priorizam a leitura e compreensão como eixo cognitivo de todas as áreas de conhecimento
Carga horária estendida
Oferta de 34 aulas semanais + uma tarde reservada a avaliações e simulados + monitorias semanais de Física, Matemática, Química e Produção Textual.
Plataforma Geekie One
Aprendizagem conectada, personalizada e ativa.
Avaliações e Simulados
Rotina de estudo e organização do tempo com avaliações semanais e oferta de simulados internos e externos de diferentes modalidades.
Preparação para vestibulares específicos sem custo adicional
Oficinas Extraclasse
Diversidade de espaços de aprendizagem
Sistema de avaliação
A avaliação é parte constituinte do processo pedagógico, com cronogramas de avaliações semanais, ajudando o aluno a manter o hábito de estudo diário. Diferentes formas de avaliação: Provas escritas, listas de exercícios, trabalhos orientados e simulados.
Horários de aula
Manhã: 7h10min às 12h05 min
Tarde: terça-feira - 13h30min às 16h30min
Horários especiais:
Avaliações: quinta-feira - 13h30min às 16h30min
Monitorias: segunda-feira e quarta-feira
Equipe
Direção Pedagógica
Bernadete Bussolaro
bernadete@colegionsgloria.com.br
Supervisão Disciplinar
Rosane Dall Alba
supervisao@colegionsgloria.com.br
Coordenação Pedagógica
Rafael Berkembrock
orientacaoem@colegionsgloria.com.br