Enquanto Colégio Cristão, como pessoas de fé, nós temos esperança em um mundo melhor para se viver, e pensamos em ações cotidianas concretas para agir em prol de tal objetivo. A crise ecológica não é novidade; enquanto Igreja em 2015 Papa Francisco escrevia “Esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela causou.” (Laudato Si, 2). O mês de setembro fortalece a causa ecológica com o Tempo da Criação. O Tempo da Criação é a celebração cristã anual para orar e responder juntos ao clamor da terra. Trata-se de uma reflexão ecumênica em que todo o mundo se une para ouvir a nossa casa comum, refletindo e agindo as melhores formas dela cuidar. A “Celebração” começa no dia 1º de setembro, Festa da Criação, e termina 4 de outubro, Festa de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia amado por muitas denominações cristãs.
O tema do Tempo da Criação deste ano é Esperançar e agir com a Criação, e o símbolo é As primícias da esperança, inspirado em Romanos 8,19-25.
A imagem bíblica retrata a Terra como uma Mãe que geme como num parto (Rm 8,22). São Francisco de Assis compreendeu isso quando se referiu à Terra como nossa irmã e nossa mãe no seu Cântico das Criaturas. Os tempos que vivemos mostram que não nos relacionamos com a Terra como uma dádiva do nosso Criador, mas sim como um recurso a ser utilizado. “A criação geme” (Romanos 8,22) por causa do nosso egoísmo e as nossas ações insustentáveis que a prejudicam. Juntamente com a nossa Irmã, a Mãe Terra, criaturas de todos os tipos, incluindo os seres humanos, gritam por causa das nossas ações destrutivas que causam a crise climática, perda de biodiversidade e sofrimento humano, bem como o sofrimento da Criação.
Ainda em 1971, o Beato Papa Paulo VI referiu-se à problemática ecológica, apresentando-a como uma crise que é consequência dramática da atividade descontrolada do ser humano. Ainda naquela época faz um alerta para o que viveríamos com maior intensidade nos tempos atuais: “Por motivo de uma exploração inconsiderada da natureza, [o ser humano] começa a correr o risco de a destruir e de vir a ser, também ele, vítima dessa degradação”. (Carta Octogesima advenis, 1971). Também Bento XVI, exortou-nos a “eliminar as causas estruturais das disfunções da economia mundial e corrigir os modelos de crescimento que parecem incapazes de garantir o respeito do meio ambiente”. (BENTO XVI, 2007). Hoje e a cada dia que passa, os apelos aumentam, assim como as chagas que vamos deixando em nosso planeta, causadas principalmente pela nossa irresponsabilidade e egoísmo.
Felizmente, além de analisar os pontos críticos em que nos encontramos, há muitos sinais de esperança para a criação. Em âmbito familiar e escolar são atitudes pequenas, mas que fazem toda a diferença e não podem passar imperceptíveis, tal como a imagem que ilustra esse texto. Educar nossas crianças para uma ecologia integral vem sendo um projeto estruturante no Colégio Glória desde 2021, mas que nos últimos dois anos tomou proporções não esperadas. Apenas no último ano tivemos a apresentação das ações realizadas dentro do projeto, da educação infantil ao ensino médio, e foram mais de 300 páginas de ações realizadas em nosso Colégio, sendo que algumas turmas selecionaram apenas algumas delas para apresentar. O ano de 2024 passou de uma para duas apresentações, devido as proporções que estavam tomando. A primeira, acontecida no mês de junho, reuniu mais de 100 páginas de ações envolvendo famílias, escola, e comunidade em geral. Muito nos alegra o fato de estarmos …à frente de um movimento tão importante. Fomos precursores ao adotar a Ecologia Integral como eixo estruturante de nossos projetos, antecipando discussões pedagógicas que, agora, ganham relevância nacional. Em 2025, a Campanha da Fraternidade terá como tema a Ecologia Integral, reafirmando a importância de iniciativas como as nossas e destacando o Colégio Glória como uma instituição que não apenas educa, mas também inspira mudanças reais para a proteção do meio ambiente e o cuidado com a criação. No dia 04 de outubro teremos um momento de reflexão com nossos alunos marcando o encerramento do Tempo da Criação, sabendo que o tempo para o cuidado com a nossa casa comum é agora. Não podemos esperar pelo amanhã; cada ação conta e cada gesto faz a diferença. No Colégio Glória, acreditamos que formar cidadãos conscientes é plantar as sementes de um futuro sustentável, e esse futuro começa hoje.
Diego Garcia
Coord. da Pastoral Escolar
REFERÊNCIAS
Carta ap. Octogesima adveniens (14 de maio de 1971), 21: ASS 63 (1971), 416-417.
Carta enc. Caritas in veritate (29 de junho de 2009), 51: ASS 101 (2009), 687.
Season of Creation. Tempo da Criação: Esperançar e Agir com a Criação. Movimento Laudato Si’. Disponível em: https://seasonofcreation.org/pt/. Acesso em: 09 set. 2024.
Vaticano. Papa Francisco. Laudato Si’: Sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.