Diálogo e inclusão: estudantes participam de palestra com profissionais do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS)

Os alunos do 9º ano e turmas do Ensino Médio tiveram a oportunidade de participar de uma conversa sobre a Língua Brasileira de Sinais com os profissionais responsáveis do CAS/Sudoeste (Centro de Atendimento ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná).
A motivação para esse encontro aconteceu após algumas aulas de Língua Portuguesa nas quais a temática da Libras apareceu, e com ela muitas dúvidas surgiram.

No encontro, os profissionais apresentaram aos estudantes informações sobre a legislação vigente, o histórico da Língua Brasileira de Sinais, as nomenclaturas corretas, algumas curiosidades; no entanto, a discussão principal foi entorno da importância de se conhecer a Libras e os direitos da pessoa surda. Maria Daniela Mendes, coordenadora CAS, explica que “o objetivo do Centro de Atendimento ao Surdo é promover a Educação Bilíngue, valorizar a diversidade linguística e a disseminar a Libras como meio de inclusão social”.

Além dos alunos e professores, também participou da palestra o colaborador do Colégio Glória, Cleiton Mariano, que faz parte da comunidade surda e contribuiu com a troca de informações durante a palestra.

Os estudantes demonstraram grande interesse pelo tema, tanto que permaneceram tirando dúvidas e conversando com os palestrantes após o encerramento do evento. Isabelly Hibner, aluna da 1ª série, comentou: “A palestra foi um momento diferente, sobre um assunto novo para nós, e não temas repetidos; os palestrantes serem falantes de Libras foi bem interessante para que a gente veja na prática como a língua de sinais funciona”.

• Palestra com o CAS