Dia Internacional da Mãe Terra: planeta vs. plásticos

No Dia Internacional da Terra, celebrado em 22 de abril, pessoas ao redor do mundo se unem para honrar e preservar nossa casa comum: o planeta Terra. Instituída pela ONU em 2009, a data é uma oportunidade para reafirmarmos nosso compromisso de amor e cuidado com toda a criação. 🌳🌍🌞

O Earth Day é coordenado pela Earth Day Network, uma organização global sem fins lucrativos que trabalha para diversificar, educar e mobilizar a base ambientalista em todo o mundo. A cada ano, o Earth Day adota uma temática específica para direcionar os esforços de conscientização e ação. Em 2024, a temática está focada na redução do plástico no planeta. Isso reflete uma preocupação crescente com a poluição plástica e seus impactos negativos no meio ambiente, vida marinha e saúde humana.

O objetivo do Earth Day vai além da simples celebração; busca-se inspirar indivíduos, comunidades e governos a adotar medidas concretas para proteger o meio ambiente, promover a sustentabilidade e enfrentar os desafios ambientais globais.

O Colégio Glória, como escola associada da UNESCO, desenvolve ações pedagógicas e institucionais que inspiram e incentivam a conscientização para o cuidado e preservação de nossa casa comum. Ações simples como o cuidado com as plantas e jardins, a redução do uso de descartáveis, até projetos mais amplos como a instalação de placas de energia solar e a captação de água dos ares-condicionados para reutilização. Toda mudança faz diferença, afinal o mundo pode ser mudado pela transformação das pessoas.

Ações individuais para fazer a diferença:

1. Recuse plásticos descartáveis: Opte por utilizar produtos reutilizáveis, como garrafas de água, sacolas de pano, talheres de metal e canudos de bambu ou aço inoxidável em vez de plásticos descartáveis.
  2. Faça escolhas conscientes: Priorize produtos com embalagens sustentáveis ou sem embalagens plásticas sempre que possível. Procure alternativas biodegradáveis ou compostáveis.
  3. Promova a reciclagem: Separe corretamente os resíduos recicláveis e participe ativamente de programas de reciclagem em sua comunidade. Incentive o reaproveitamento do plástico através da reciclagem e apoie iniciativas locais de coleta seletiva.