Água para a Paz!

Hoje é o Dia Mundial da Água! Desde 1993, a data é celebrada pelas Nações Unidas (ONU) com co-coordenação da UNESCO, a fim de incentivar as pessoas a mudarem a maneira como usam, consomem e gerenciam a água.

Em 2024, o tema “Água para a Paz” destaca a importância da cooperação no domínio da água para promover a paz, a harmonia, a prosperidade e a resiliência diante dos desafios compartilhados. Quando países, comunidades e grupos colaboram na gestão e no compartilhamento dos recursos hídricos, isso cria um efeito positivo em cascata, com diversos benefícios:

• Promoção da harmonia: A cooperação na gestão da água pode ajudar a reduzir conflitos e disputas relacionadas aos recursos hídricos, promovendo a harmonia entre as partes envolvidas.
  • Geração de prosperidade: O uso eficiente e sustentável da água pode impulsionar o desenvolvimento econômico e social, gerando prosperidade para as comunidades e regiões envolvidas.
  • Construção de resiliência: A colaboração na gestão dos recursos hídricos pode fortalecer a resiliência das comunidades e países diante de desafios como mudanças climáticas, escassez de água e eventos extremos, ajudando a garantir o acesso contínuo à água potável e aos serviços de saneamento.

Neste 22 de março, o Colégio Glória reafirma o compromisso como escola associada da UNESCO de unir forças em rede para defender este recurso tão precioso para o planeta. Essa data eleva a importância deste recurso hídrico, e também apoia a conscientização e o cumprimento da ODS6.

Suas ações, não importa quão pequenas, podem ajudar a resolver a crise hídrica:

• Tomar banhos mais curtos
  • Criar jardins de chuva
  • Comprar comida local e sazonal
  • Desligar a torneira
  • Não desperdiçar, reutilizar
  • Limpar o seu rio, lago ou praia local

#WaterForPeace #ONU #UNESCO #MakeChangeHappen #WorldWaterDay #BeTheChange

Vamos juntos pensar novas possibilidades de reaproveitamento, de cuidados básicos com o uso da água e repensar nossas atitudes do dia a dia que impactam na sustentabilidade, no futuro do meio ambiente. O compromisso com toda a criação é nosso!